quarta-feira, 3 de novembro de 2010

AS CONTRIBUIÇÕES QUE AS TICs PODEM TRAZER PARA A GESTÃO ESCOLAR

ALUNA: Ângela Maria de Oliveira

As contribuições que as TIC poderiam trazer para os procedimentos de gestão escolar com certeza seriam inúmeros, no entanto vivenciamos uma triste realidade onde nem todos que fazem parte do processo educativo (professores, auxiliares, alunos, pais, gestores) estão preparados para usá-las. As possibilidades de desburocratização do trabalho administrativo, bem como a transparência do trabalho pedagógico, acompanhamento pela família dos resultados obtidos por cada um dos alunos da escola, seriam sem dúvidas algumas das contribuições das TIC. E como diz Queiroz, é indiscutível a importância do gestor no processo de inclusão tecnológica no ambiente escolar, mesmo sabendo que a realidade do ensino é composta de grandes e inúmeras dificuldades. Almeida (2005) diz que a incorporação das TIC no contexto escolar envolve distintos aspectos da gestão decorrentes do efeito de gerir, administrar, preservar, colocar em ordem, ou seja, favorecer o uso dos recursos tecnológicos. Isto requer organizar, registrar, recuperar e atualizar informações, produzir estratégias de comunicação, gerenciar atividades, conteúdos, recursos, bem como gerir ambientes e processos de avaliação estabelecer novas relações com a história, consigo mesmo e com o saber.
Segundo Paro (2008, p.130):
" O gestor escolar deve ser um líder pedagógico que apóia o estabelecimento das prioridades, avaliando, participando na elaboração de programas de ensino e de programas de desenvolvimento e capacitação de funcionários, incentivando a sua equipe a descobrir o que é necessário para dar um passo à frente, auxiliando os profissionais a melhor compreender a realidade educacional em que atuam, cooperando na solução de problemas pedagógicos, estimulando os docentes a debaterem em grupo, a refletirem sobre sua prática pedagógica e a experimentarem novas possibilidades, bem como enfatizando os resultados alcançados pelos alunos."
Devemos ter claro para nós que, apenas equipar a escola com um arsenal de recursos tecnológicos a serviço da educação, não resolverão nossos problemas educacionais. Precisamos trabalhar no sentido de formar um novo professor. É preciso sensibilizá-lo e chamar sua atenção para a necessidade de se ter uma postura e uma visão mais futurista e querer contruibuir de forma mais significativamente para a construção dessa nova escola, dessa nova educação e desse novo cidadão que ora todos nós vislumbramos.
O gestor entendendo que suas decisões, sua capacidade de incentivar serão fundamentais na formação deste novo professor – que é a peça chave no processo educativo -, o levarão com certeza a refletir “Os Sete Passos para o Futuro” apontados no texto da revista Gestão Escolar, pois são importantes e trazem relatos de experiências bem sucedidas.

Referências:
ALMEIDA, M.E.B.; PRADO, M.E.B.B. A formação de gestores para a incorporação de tecnologias na escola: uma experiência de EAD com foco na realidade da escola, em processos interativos e atendimento em larga escala. Disponível em: , Acesso em: 26 out. 2010.
PARO, Vitor Henrique. Administração escolar: introdução crítica. 15 ed. São Paulo Cortez, 2008.
QUEIROZ, Marcela Dalana Gomes. A Concepção dos Gestores de Escolas Públicas de Ensino Médio de Presidente Prudente sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação em Educação. Disponível em: http://intertemas.unitoledo.br/revista/index.php/ETIC/article/viewFile/1816/1728 Acesso em 26 out. 2010.
http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/diretor/sete-passos-futuro-448707.shtml Acesso em 26 de out. 2010.

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