sábado, 5 de novembro de 2011

ATIVIDADE 1.6

ASSISTIR AO VIDEO “O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA”. Registrar um aspecto que chamou a atenção sobre o papel do professor

O vídeo mostra que nós educadores temos que saber utilizar as tecnologias, pois não é simplesmente levar os alunos no laboratório de informática e deixarem jogar. Devemos saber inserir esses recursos para que haja a integração, e para isso é necessário conhecer as especificidades dos recursos tecnológicos, com vistas a incorporá-los em nossos objetivos didáticos, de maneira que possam enriquecer com novos significados as situações de aprendizagem vivenciadas pelos alunos. Isso requer de todos nós saber como usar pedagogicamente as mídias e, “como” envolver o saber “o quê” e “o porquê” usar tais recursos. Por outro lado, este saber “como”, “o quê” e “o porquê” usar determinadas mídias encontra-se fundado em princípios educacionais, orientadores da prática pedagógica do professor. Para isto, todo professor, tem que refletir sobre as diversas maneiras de aprendizagens sobre a própria prática, compartilhando suas experiências, leituras e reflexões com seus colegas, através da Formação Continuada que acontecem na escola para privilegiar as interações, a articulação entre a ação e reflexão, a prática e teoria, bem como trabalho individual e colaborativo, contemplando o contexto e o cotidiano de sua atuação na escola (Valente & Prado & Almeida, 2003). Enfim, o processo de reconstrução do conhecimento e da prática abrange a concepção de aprender a aprender ao longo da vida, por meio da interação que, por sua vez, é viabilizada pela rede tecnológica, integrando as diversas mídias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.